Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Mais um Patrimônio Histórico destruído em Governador Mangabeira

  
O que os leitores estarão lendo a seguir é uma matéria retirada na íntegra do blog do vereador de situação Professor Borges do PT referente a derrubada de uma das Palmeiras que simbolizam a história da cidade de Governador Mangabeira, no Recôncavo baiano. "Hoje, presenciamos na Praça Castro Alves de nossa cidade uma cena dolorosa, a derrubada de uma das palmeiras que ficava em frente a Igreja Matriz. A palmeira representava um símbolo de nossa história, uma representação do significado do que era a Vila de Cabeças, uma vez que por volta de 1920, moradores plantaram as três palmeiras. Uma o raio matou e a outra hoje foi cortada por estar causando risco para a população, uma vez que se detectou a morte da mesma, segundo a prefeitura municipal. Não se sabe a causa dessa morte, nem se sabe realmente se existe uma comprovação cientifica que a palmeira estava morta. E o que é pior, nada foi feito para evitar essa morte. O fato é que mais um patrimônio histórico de nossa cidade se acabou, pois não se valoriza a memória coletiva, aos poucos estamos perdendo símbolos valiosos da nossa história, até quando isso vai continuar? E vejam que hoje nossa cidade poderia se chamar Três Palmeiras, ao invés de Governador Mangabeira, fato salientado na época da emancipação política da então Vila das Cabeças (1962). Realmente o estado da árvore causava perigo às pessoas que por ali passavam, sua derrubada poderia ter até uma justificativa nesse sentido, mas o lamentável é que não se buscou os recursos científicos necessários para evitar a morte da palmeira, algo inaceitável em um momento que se fala tanto em preservação ambiental. "Como professor de história estou decepcionado pela derrubada da palmeira, pois é parte da nossa história que se perdeu, bem como, faço um apelo a Prefeitura Municipal para que se realize os tratos científicos necessários no sentido de que a última palmeira que resta não venha morrer, como vereador fica o meu protesto, pois no ano passado a Câmara de Vereadores aprovou uma lei de minha autoria que coloca as palmeiras como patrimônio histórico e ambiental de nossa cidade e aos mesmo tempo estabelece os cuidados necessários para com a preservação dessas árvores, mas a lei não saiu do papel, então solicito a Prefeitura que coloque a lei em prática no sentido de salvar a última palmeira, um marco histórico muito importante para o povo mangabeirense", afirmou o professor Borges."

Marcadores:

Vitoria 10 x 0 Santo Antonio de Jesus na Copa Metropolitana na sub 17

Foi realizada na tarde desse sábado, 23, no Barradão, em Salvador, a partida Vitória 10 X 0 S.A. de Jesus, válida pela primeira fase da Copa Metropolitana (sub-17), competição preparatória para as equipes que vão participar do “Torneio 2 de Julho”, a ser realizado em Salvador, de 02 a 14 de julho, e que deverá contar com a participação, também, de equipes de outros países. No primeiro tempo a supremacia rubro-negra foi absoluta. Michel (9) abriu o marcador. Logo em seguida coube a Romário (11) fazer de cabeça, escorando um cruzamento da esquerda de seu ataque. Danilo (10) ampliou para 3 X0, numa bola enfiada pelo meio e Vítor (7) fechou o placar no primeiro tempo, num arremate de fora da área. As duas equipes vieram para o segundo tempo. Não demorou muito para Romário matar no peito e fazer o 5º. Gol e novamente ele, pela esquerda, cobriu o goleiro fazendo 6 X 0 e o seu terceiro gol na partida. Coube a Douglas (17), que havia entrado minutos antes, no lugar de Michel, ampliar o marcador para 7 X 0, enquanto que Vítor (7), numa rápida penetração pelo meio, após desvercilhar-se do zagueiro, escolher o canto para marcar o 8º. Gol. O rubro negro não queria economizar nas oportunidades surgidas. Num rápida penetração, em diagonal, pela direita, Linik (16) colocou por cima do goleiro: 9 X 0. Fechando o marcador, Rafael (18) sacramentou o marcador em 10 X0. Ramon (14), foto acima, a direita, entrou no segundo tempo, todavia, não teve , junto com os demais, condições de impedir o resultado. Informações do Infosaj


Marcadores: ,

Prefeitura de CABACEIRAS DO PARAGUAÇU amplia abastecimento de água na localidade do Sobrado

A Prefeitura Municipal de Cabaceiras do Paraguaçu tem enfrentado grandes desafios em função das fortes secas que assolam principalmente a zona rural do Município. Através de um criterioso trabalho de planejamento e dedicação algumas medidas estão sendo adotadas para que o sofrimento da população seja minimizado a cada dia.

Na última semana foi instalada uma Caixa D’água com capacidade para 20.000 (vinte mil) litros na localidade do Sobrado, que vinha sofrendo com uma caixa velha de apenas 10.000 litros para atender um número bastante elevado de famílias da região. Essa ampliação da seqüência ao trabalho que já conta com entrega de 150 cisternas rurais em PVC; reforma de bombas para os poços artesianos; aquisição de um caminhão PIPA no valor de R$ 219.320,00, distribuição de água com 04 (quatro) caminhões pipa; construção de barragens nas localidade de Cerquinha e Caatinguinha, logo em breve distribuição de 288 (duzentas e oitenta e oito) cisternas rurais em placa de cimento.

Marcadores:

Confronto entre bandidos deixa um morto e outro em estado grave em Cachoeira

Segundo informações da Polícia Civil, na madrugada desse Domingo, uma rixa entre bandidos acabou com um morto e outro ferido em estado grave. Três elementos a bordo de um veículo modelo Gol, tomado de assalto dias antes na cidade da Cachoeira, no Recôncavo baiano, empreenderam perseguição a outros marginais que estavam numa moto Twister, sendo que os supostos criminosos da motocicleta foram alcançados pelos elementos do Gol na localidade do Capoeiruçu. Anderson da Silva 21, natural de Salvador, foi alvejado na cabeça morrendo no local e Antônio Carlos Neri 29, com naturalidade cachoeirana, recebeu um tiro no rosto, sendo encaminhado para o Hospital Geral do Estado com quadro clínico grave. Na ação criminosa os assassinos abandonaram o veiculo após bater de frente com um poste de iluminação fugiram sem deixar pistas. Os dois veículos encontram-se no pátio da Delegacia.  A polícia abriu inquérito para apurar os fatos. Fábio Santos / A voz jovem

Marcadores: ,