Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Meteorologia – previsão do tempo para esta quinta-feira 03/11

Segundo a previsão do tempo em algumas cidades mais vulneráveis (como a região do Recôncavo Baiano) as chuvas podem causar impactos à população. Dados da previsão do tempo indicam que Choverá de forma fraca e isolada no norte de MG e do RJ e no ES. A previsão do tempo destaca que o dia será de sol entre variação de nuvens no litoral entre o MA e PE. Pancadas de chuva passageira nas demais áreas do país. Temperatura amena no leste do centro-sul do Brasil.

Câmara de Vereadores vira ringue e o pau quebra em Maragojipe

Câmara de Vereadores vira ringue e o pau quebra em Maragojipe
Querendo repercurtir mais do que o necessário, vereadores da calma cidade de Maragogipe, localizada no Sul do recôncavo baiano, trocaram tapas e murros durante sessão na Câmara. Além de virar o assunto na cidade, os dois já foram parar no youtube. O vídeo foi enviado através do Raphael Santos, que aproveitou para registrar o que só ele viu. Ele, e os moradores da cidade, que agora ganharam um assunto para comentar até o próximo round. Tudo começou dentro do auditório da Câmara, durante sessão que discutia justamente a cassação do mandato do vereador Dércio Lima (PSDC). Segundo o Blog do Zevaldo Souza, morador de Maragojipe, tudo começou quando a vereadora Vera Lucia (PMDB) chamou o prefeito Silvio José Santana Santos de ladrão. Ainda segundo Zevaldo, depois, ao pedir uma parte no pronunciamento do vereador Antonio Jorge Cerqueira Malaquias, o Keno (PSD), a vereadora perguntou à mesa diretora os motivos deles não terem lido um ofício do PSC que pedia a cassação do mandato do vereador Dércio Lima (PSDC).

E a sessão começa a esquentar…..



Dércio teria replicado, dizendo que a vereadora Vera Lúcia estava sendo tendenciosa, pois no documento não requeria apenas o pedido de cassação do vereador Dércio Lima, mas também do vereador José Maria de França (PSD), e que não cabia à Câmara Municipal o julgamento, mas sim da Justiça eleitoral.
Continue lendo »

Marcadores:

São Felipe é o maior produtor de araruta do estado da Bahia

São Felipe é o maior produtor de araruta do estado da Bahia:
Do rizoma da araruta é retirada a fécula, principal produto da planta

A agricultura é a principal atividade econômica do município de São Felipe, no Recôncavo Baiano, com destaque para as culturas da mandioca, cana-de-açúcar, amendoim, e mais recentemente com o plantio orgânico da araruta. Com a revitalização desta cultura, o município já se destaca como o maior produtor de araruta do estado da Bahia. Negligenciada durante anos, a araruta quase chegou à extinção no Brasil, principalmente por causa da massificação do polvilho de mandioca, e das farinhas de trigo ou milho, na culinária dos lares e restaurantes e nos produtos industrializados. Porém, em 2008, o agricultor de Conceição do Almeida, Pedro Coni, impressionado com os benefícios da araruta, procurou a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e a Embrapa Mandioca e Fruticultura para que o apoiassem no cultivo e produção da planta.
Continue lendo »

Marcadores:

Remanescentes do quilombo Rio do Macaco acusam militares de agressões e abusos de poder



A sensação de conflito já é percebida na chegada à comunidade quilombola Rio do Macaco, em Simões Filho, na grande Salvador. Para adentrar é preciso passar pela guarita da Vila Militar ligada à Base Naval de Aratu que cerceia o lugar, além de enfrentar a burocracia dos militares que limitam a entrada apenas aos “posseiros cadastrados”. A comunidade, com cerca de dois séculos de existência, vive sob a tensão de um conflito com a Marinha do Brasil, desde os idos de 1960, devido à divergências sobre a posse das terras. “Fui enviado pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados para fazer uma visita à comunidade”, respondeu o deputado federal Luiz Alberto (PT/BA), presidente da Frente Parlamentar Mista pela Igualdade Racial em Defesa dos Quilombolas, ao militar que o interpelava sobre a razão daquela visita à localidade que é tida como “invasão” pela Marinha, no último dia 22 de setembro.
Continue lendo »

Marcadores:

Jorge Portugal lança jornal em Salvador e Recôncavo baiano

Um novo jornal, com periodicidade quinzenal, começou a circular nesta terça-feira (18) em Salvador e em cidades do Recôncavo Baiano. “A Defesa do Recôncavo”, fundada em 29 de abril de 1939, foi relançada agora sob a direção do professor Jorge Portugal, com edição do jornalista Adilson Fonseca. De acordo com informações do Amargosa Notícias quem assina o projeto gráfico é o designer Jonas Santos. O primeiro exemplar traz como matéria principal os 100 anos de Assis Valente, cantor e compositor de Santo Amaro, que nasceu em 1911 e fez enormes sucessos com músicas como “Boas Festas” e “Brasil Pandeiro”, cantadas por vozes como Carmem Miranda, Moreira da Silva, Carlos Galhardo, Maria Bethânia, Nara Leão, Chico Buarque, Adriana Calcanhoto e Vanessa da Mata.

Marcadores:

CRUZ DAS ALMAS inicia segunda fase de vacinação contra aftosa

A ADAB (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia), ligada à Secretaria Estadual de Agricultura, iniciou ontem, terça-feira (1), em todo o Estado, a vacinação contra a febre aftosa de aproximadamente de 6,5 milhões de bovinos e bubalinos que têm até 24 meses de idade. O prazo de encerramento da segunda fase de imunização encerra no dia 30 de novembro. A vacinação de animais até 24 meses nesta etapa da vacinação ocorre porque a Bahia cumpriu, ao longo dos últimos anos, todas as etapas impostas pelas regras fitossanitárias do Ministério da Agricultura. Em maio de 2012, todos os animais, independente da idade, voltam a ser imunizados. Segundo os dados da Secretaria Estadual de Agricultura, na primeira fase da vacinação 98,01% do rebanho foi imunizado, número acima da média de 97,4% registrada no Brasil.
Continue lendo »

Marcadores:

Neto nega ida para o PMDB, mas rumores ganham corpo

Apesar de crescer nos bastidores, inclusive nacionais, a informação de que o deputado federal ACM Neto está acertando seu ingresso no PMDB, no ano que vem, as duas partes insistem em negar.“Não, de jeito nenhum. Isso partiu de uma nota da Veja no fim de semana. Mas não procede. Existe, sim, um movimento bem avançado com o PMDB, mas para uma aliança com objetivo de disputar as eleições de Salvador em 2012. Nunca tratei com ninguém sobre ir para o PMDB exatamente porque não existe essa articulação”, pontuou ACM Neto em entrevista à Tribuna. Pelo menos até então, ele é o candidato do DEM para disputar o Palácio Thomé de Souza. Porém, nota publicada na coluna Radar, e reproduzida na revista Veja desta semana, garante outra coisa. “ACM Neto está negociando com Geddel Vieira Lima o seu ingresso no PMDB. As conversas andam céleres, mas Neto só dará bye-bye ao DEM depois de deixar a liderança do partido, no início de 2012. Não quer perder a visibilidade que o cargo lhe confere”, diz a nota do periódico. O presidente do PMDB na Bahia, deputado federal, Lúcio Vieira Lima, também minimizou o assédio.
Continue lendo »

Marcadores:

Chineses manifestam interesse no fumo cultivado no recôncavo baiano

O prefeito Orlando Peixoto Pereira Filho, confirmou durante entrevista na tarde desta terça-feira 1º ao Forte na Notícia, que o fumo capeiro cultivado na região da mata fina do recôncavo baiano recebeu da China o protocolo de exportação, manifestando intenção em fazer negócio com o Brasil. Orladinho reconheceu o esforço em conjunto do Governo do Povo, do SINDITABACO, do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Fumo, SEAGRI, Ministério da Agricultura, empresários e agricultores familiares. O chefe do executivo destacou a ação de Eduardo Salles (Sec. Estadual de Agricultura), quando foi garantido a instalação da câmara setorial da cadeia produtiva do fumo. Segundo o prefeito, o protocolo já foi enviado para Brasília (DF). A ampliação das áreas de plantação e a geração de emprego e renda foi mencionado pelo alcaide.
Continue lendo »

Marcadores:

Bahia inicia venda de ingressos para partida contra o São Paulo

Foram iniciadas na manhã desta terça-feira (01), as vendas dos ingressos para a próxima partida do Bahia em Peruaçu. O Esquadrão enfrenta o São Paulo, às 16h do próximo sábado (05), em uma partida decisiva para os baianos, já que com cinco jogos sem vencer no Brasileirão, a equipe de Joel Santana já volta a se preocupar com a zona de rebaixamento. A venda é apenas para os torcedores do Bahia, e aqueles que quiserem garantir presença no confronto devem comparecer a um dos pontos de venda disponibilizados pelo Tricolor de Aço. São eles: Loja 88 (Pituba), Loja Bahia Esporte (Lauro de Freitas), Loja Golaço (Comércio), Loja Viva Bahia ( Pituba), Sede de Praia (Boca do rio) e bilheterias do estádio de Peruaçu. Os ingressos custam R$ 60 (cadeira) e R$ 30 (arquibancada). (Ibahia)

Marcadores:

Feira sediará Congresso Nacional dos Radialistas

Feira de Santana vai sediar o Congresso Nacional de Radialistas entre os dias 12 e 15 de novembro, no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Este é o primeiro município do interior a sediar o evento, que terá como um dos temas o Registro Profissional. No primeiro dia do Congresso (12) as atividades serão abertas no Parque do Saber, às 20h. Nos dias seguintes a programação acontece na CDL, a partir das 8h. Mais informações pelo telefone (75) 3221 5400. Ascom

Marcadores: ,

Mulher é presa em Valença com fuzil do Exército

Através de denúncia anônima, a PM aprendeu na AV. ACM, um fuzil modelo mosquefal calibre 762 de uso restrito do exército, arma capaz de atravessar com facilidade o corpo de 10 pessoas em fila, com projéteis atingindo até 4 mil metros de distancia com o uso de luneta. De acordo com informações do site Ainda Hoje a arma estava com Renata Carine dos Reis dos Santos, segundo ela, veio a Valença comprar a arma no bairro da Bolívia, e seria entregue aos adolescentes de iniciais A. da S, vulgo "bizunga" de 17 anos, e. J.C.dos S de 16 anos, vulgo "udo", ambos residentes na rua são Benedito no município de Santo Antonio de Jesus.

Marcadores: