Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Prefeitura de Guaratinga é obrigada a devolver R$ 2 milhões

Segundo informações do A TARDE on-line, a secretaria Nacional de Defesa Civil, Ivone Maria Valente, informou nesta quinta-feira, 7, que a prefeitura de Guaratinga, a 699 km de Salvador, que inventou um decreto de emergência para receber verba federal e, com isso, beneficiar supostos apadrinhados com a contratação de empresa sem licitação, está sendo obrigada a devolver os R$ 2 milhões que recebeu no dia 6 de agosto deste ano do Ministério da Integração Nacional.Após denúncia sobre a fraude em A TARDE, em agosto passado, técnicos da Secretaria Nacional de Defesa Civil visitaram a cidade e constataram que as obras caracterizadas como de "emergência" pela prefeitura local são de "prevenção". A secretária Ivone Maria Valente disse que, "por enquanto, não há verba disponível no Ministério para obras de prevenção, e que "a prefeitura terá de devolver toda a verba recebida"."O prazo para prestação de contas, normalmente, é de 30 dias, mas como não houve a utilização da verba, ao menos em teoria, pois não se vislumbrou situação emergencial, a devolução tem de ocorrer o mais rápido possível", declarou a secretária. A utilização da verba federal já tinha sido proibida pela Justiça local, que, em acato a denúncia do Ministério Público Estadual (MPE), suspendeu o contrato entre a prefeitura local e a empresa J.A.C.L. Construções LDTA EPP.Os problemas ocorridos em Guaratinga por conta dos tais "280 mm de chuva", pelo falso decreto, foram “deslizamento de encostas, alagamento de ruas, a destruição de estradas vicinais, casas e bueiros e quebra de duas pontes”. Segundo meteorologistas do INMET, esse índice daria para acabar com a cidade, caso tivesse sido registrado. Em visita aos locais danificados, no entanto, A TARDE constatou junto aos moradores que os problemas vêm ocorrendo há pelo menos dois anos, não sendo fruto, portanto, de chuvas recentes.Em 20 de setembro deste ano, o prefeito de Guaratinga, Ademar Pinto Rosa (PMDB), revogou o decreto 107-A, assinado por ele mesmo e homologado pela Coordenação Estadual de Defesa Civil (Coordec). "Garantimos que não há nada de ilegal por parte do nosso trabalho", declarou o coordenador da Cordec, Antônio Rodrigues.O prefeito de Guaratinga, para tentar justificar a fraude no decreto, disse que os falsos 280 mm de chuva “foi um erro de digitação”. Ademar Pinto Rosa foi procurado nesta quinta-feira duas vezes por A TARDE em seu celular para saber quando a verba será devolvida. Na primeira ligação, uma mulher disse que o prefeito retornaria mais tarde. Na segunda, a ligação caiu na caixa de mensagens, onde foi deixado pedido de retorno da ligação, o que não ocorreu.

Serra insinua que Dilma mente sobre aborto

O presidenciável José Serra (PSDB) se diz incomodado com a forma como é discutida a temática do aborto. O tucano argumenta que, nessa discussão, o pior não é se uma pessoa é contra ou favorável ao assunto, mas a mentira sobre o posicionamento de alguns. "Sempre fui contra o aborto. Há pessoas que são a favor. O que está em questão nessa campanha não é ser contra ou a favor, é a mentira. Quem é a favor, de repente, diz que é contra por motivos eleitorais. Isso que eu acho errado", afirmou o candidato.
BN

Marcadores: ,

Dilma se diz contra aborto, mas afirma que, se eleita, terá de ‘encarar’ tema

A candidata a presidente da República pelo PT, Dilma Rousseff, afirmou nesta quinta-feira, em Belo Horizonte, que é contra o aborto, mas, caso seja eleita, terá de encarar o tema como uma questão de saúde pública e social. Dilma esteve no Mercado Central, onde se reuniu com lideranças católicas e políticas. “Eu sou contra o aborto porque o aborto é uma violência contra a mulher. Não acho que nenhuma mulher seja a favor do aborto. Como presidente da República, eu tenho de encarar o fato que há milhares de jovens, de adolescentes, que, diante do aborto, desprotegidas, fazem e adotam práticas, por que elas estão abandonadas”, afirmou. Dilma disse que o Estado deve tratar o aborto como uma questão de saúde pública e social e ressaltou a importância da prevenção. “O Estado não considerará essas mulheres como uma questão de polícia, mas uma questão de saúde pública e social. O que nós temos é de prevenir que os jovens nesse país recorram a esses meios. Nós temos que prevenir que mulheres jovens sejam levadas a esse caminho por falta de alternativa. A minha posição pessoal é contra o aborto, [mas] como presidente da República eu não posso deixar de encarar [a questão]“. (G1)

Marcadores: ,

Cabaceiras do Paraguaçu: Delegada diz que abaixo assinado foi criado por cidadão que apedrejou um cão

Delegada de Cabaceiras do Paraguaçu Sônia Maria Reis Paiva entra em contato com o Mídia Recôncavo para prestar esclarecimentos sobre a matéria publicada no Site A Voz Jovem  divulgando  informações sobre abaixo assinado realizado contra a mesma.

Veja a reportagem:
"Tomando conhecimento da noticia veiculada na Internet, onde ao tempo que falam do meu carinho pelos animais, por outro lado, tentam atingir-me dizendo que as mensagens indicativas de normas protetoras dos animais afixados nesta DEPOL, causam transtornos aos munícipes, o que causou-me surpresa, pois as referidas mensagens só podem causar transtornos às pessoas insensíveis e que não respeitam as Leis, em especial, as que protegem os animais.

Quanto a aludida revolta da população em relação ao meu trabalho, isto só existe na cabeça de quem enviou esta matéria, que , por certo, por algum motivo particular deseja a minha saída desta cidade. É uma total inverdade, a afirmação de que esta população fez um abaixo assinado pedindo a minha saída desta cidade, muito pelo contrario foi a própria população que indignada, deu-me ciência do abaixo assinado elaborado por um individuo conhecido por “BEU”, que assim agiu, pelo fato de que apedrejou um cão e ao ser por mim chamado a atenção, advertido da Lei de Proteção aos animais e após ser mandado embora, o referido individuo espalhou que “isso não ficaria assim.” Que ele só conseguiu assinaturas de pessoas que vivem à margem da Lei e até de menores, porque AS PESSOAS DE BEM, desta cidade, recusaram-se a assiná-lo e propuseram-me que um abaixo assinado fosse feito em meu favor, já que são satisfeitos com o meu trabalho, que, apesar do pequeno efetivo desta DEPOL, dou conta de todas as situações chegadas nesta, inclusive os casos referentes ao TRAFICO DE DROGAS, PEDOFILIA e outros. Residindo nesta cidade, dando assistência 24 horas, mesmo nas horas que estou em casa, passando vários meses sem ausentar-me desta cidade, que abracei com carinho, chegando ao reconhecimento das pessoas que por isso, deram-me o PRECIOSO Titulo de CIDADÃ CABACEIRENSE, que muito me fez FELIZ." Finaliza a Delegada.

Mídia Recôncavo

Marcadores:

Cruz das Almas: Vereador André Eloy critica morosidade na reforma da Praça Senador Temístocles

É lamentável que a Prefeitura de Cruz das Almas, em mais uma decisão isolada e eleitoreira tenha começado a destruir a Praça Senador Temístocles e, passados mais de noventa dias, apesar dos transtornos, muito pouco se fez naquele espaço, situado em uma área de expressão comercial das mais importantes da região. Em junho o governo Orlando Peixoto começou a colocar tapumes mandou retirar algumas árvores e começar a destruição das Praças. A população apesar de reconhecer a importância da reforma reclama da ausência de discussões antes do início das obras. Ninguém conhece o projeto. Alegando tê-lo feito para não perder os recursos. Argumento plausível, porém mais uma vez, faltou um pouco de planejamento ao governo municipal, pois não se poderia fazer uma reforma na praça central da cidade sem que ninguém conhecesse o projeto. Uma vez que essa reforma fora uma das propostas do primeiro mandato do prefeito. A diminuição das áreas para estacionar e os tapumes em cima do passeio são alguns dos problemas que a população tem enfrentado no dia-a-dia. Por enquanto, o cenário na praça é desolador.
Site André Eloy

Marcadores:

Atriz Global Isis Valverde (Marcela da novela Ti-ti-ti) vai visitar a loja Real Calçados de Cruz das Almas

A atriz global Isis Valverde a Marcela da Novela das 19:00 Ti-ti-ti, estará em Cruz das Almas na Loja Real calçados que ganhou o prêmio nacional de melhor vitrine.
Segundo informações no site da promoção a Loja Real Calçados teve mais que o dobro de votação da segunda colocada.

Com 10.254 votos a Real Calçados de Cruz das Almas vai receber a visita da atriz ainda este mês.
 
Informações do Recôncavo Notícias

Marcadores:

Paciente não aguenta esperar por cirurgia e foge do Hospital Roberto Santos

O trabalhador portuário Wellington Coelho Ribeiro, 44, fugiu do Hospital Roberto Santos após aguardar 31horas para ser operado. Ele veio ao jornal A Tarde denunciar a demora no atendimento na noite de terça-feira, ainda vestindo touca cirúrgica e roupão do hospital. Segundo Wellington, desde o meio-dia de segunda-feira ele aguardava para ser operado de um abcesso no ânus. Na manhã da terça-feira, ele chegou a vestir a roupa própria para a cirurgia, mas até as 19 horas não foi chamado. A assessoria do Hospital Roberto Santos afirma que a demora ocorreu devido a quatro cirurgias de urgência, que receberam prioridade, já que o caso de Wellington era de baixa complexidade. 
A Tarde

Marcadores:

Anvisa lacra salas e consultórios em Cruz das Almas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) promoveu uma fiscalização no Ambulatório Dr. Fernando Carvalho de Araújo em Cruz das Almas e por consequência lacrou/fechou salas e consultórios da rede pública municipal de saúde. A blitz dos fiscais da Anvisa resultou na interdição de um consultório odontológico, da sala de curativos, salas de raios-x e fisioterapia.


Segundo informações, as interdições se deram por desacordo com as normas de biossegurança fixadas pela Anvisa. Os problemas detectados vão desde a infra-estrutura inadequada, ao atendimento à população, até o manuseio de equipamentos e as condições de trabalho impostas aos profissionais.
 
Blog do André Eloy

Marcadores: ,