Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

História da UFRB é contada em livro digital

Reitoria da UFRB em Cruz das Almas
A história do Instituto Imperial de Agricultura, fundado em 1859 por Dom Pedro II, até o movimento que envolveu o Recôncavo pela criação da UFRB em 2006. É o que conta o livro UFRB, 5 Anos – Caminhos Histórias e Memórias. O livro faz parte das comemorações pela passagem dos 5 anos de criação da universidade. É uma edição ricamente ilustrada e traz também o depoimento de pessoas que participaram dessa conquista, além de textos de professores da UFRB sobre o Recôncavo e a implantação da universidade.
Inteiramente produzido pela ASCOM-UFRB durante o ano de 2010, o livro buscou relatar a construção dessa história através de pesquisas e também, principalmente, pelas opiniões de alunos, professores, servidores e pessoas da comunidade do Recôncavo, o que permitiu retratar a importância da UFRB para a história e a sociedade desta região. A versão digital de Caminhos, Histórias e Memórias você pode conferir aqui.
Política Livre

Marcadores: , ,

Competição de canoas abrilhanta festejos em louvor ao Senhor do Bonfim em Maragojipe


Por volta das nove horas da manhã deste domingo, dia 16 de janeiro, o distrito de Nagé , no município de Maragojipe já estava no clima do bordejo. As cores das canoas e demais embarcações na margens do Rio Paraguaçu contrastavam com o brilho das águas do próprio rio. O clima era festivo e muito hospitaleiro.
Às onze da manhã deu início um dos mais tradicionais eventos náuticos no recôncavo baiano. Houve competição de canoas tanto na categoria masculina como na feminina, e pra fechar com chave de ouro, o bordejo propriamente dito.
O evento marca mais um final de semana dos festejos em louvor ao Senhor do Bonfim.


Ascom - Maragojipe

Marcadores: , ,

Já estão confirmadas as atrações da Lavagem da Purificação 2011 em Santo Amaro


As festas do Senhor Santo Amaro e de Nossa Senhora da Purificação acontecem todos os anos na cidade de Santo Amaro da Purificação, a 74 km de Salvador, entre os dias 24 e janeiro de 2 de fevereiro. A lavagem, no dia 31 de janeiro, ocorre nas escadarias da Igreja Matriz. Tradicionalmente, a família Veloso, sob o comando de Dona Canô, conduz a festa religiosa.


Confira a grade da Lavagem da purificação 2011:

27/01 - Terça-Feira

19:30 - Novena;
22:30 - Dissidência;
00:30 - Diamba;
02:30 - Só Roots.

28/01 - Quarta-Feira

19:30 - Novena;
22:30 - Accend;
00:30 - Tri-Bahia;
02:30 - Na Pegada;

29/01 - Quinta-Feira

19:30 - Novena;
22:30 - Um Jeito Novo;
00:30 - Harmonia do Samba;
02:30 – Rapazolla.

30/01 - Sexta-Feira

19:30 - Novena;
22:30 - Timbalada;
00:30 - Pagodart;
02:30 - Odoiá. 
 
Recôncavo News

Marcadores:

Policia Militar realiza operação de combate a criminalidade em Varzedo

policia
Na quinta-feira, 20/01/11, foi realizada uma Operação de combate a criminalidade no município de Varzedo, Recôncavo baiano. Rondas operacionais nas zonas rural e urbana foram realizadas pelo efetivo do DPM daquele município. Pontos estratégicos de grande circulação de veículos e pessoas foram selecionados para a instalação de pontos fixos de abordagens. Acima, um destes pontos, localizado na saída de Varzedo que dá acesso as estradas que levam ao município de São Miguel das Matas, entre outros.

Com o objetivo de localizar drogas, armas e até veículos roubados, as abordagens foram concentradas no horário entre 11h e 14h, sendo 10 veículos retidos para averiguação com posterior liberação e 01 moto fora apreendida e apresentada na 11ª Ciretran, em Santo Antonio de Jesus, por falta de documentos.

Em 2011, continuamos firmes, fortes e revigorados, é a imprensa e o 14° BPM, deixando o povo bem informado”.

ORIOSVALDO INOCENCIO PEREIRA – TC PM
Blog do Valente

Marcadores: ,

Tato continua na prefeitura de Cachoeira


Prefeito Tato Pereira
Segundo informações postadas no blog da jornalista Alzira Costa o prefeito do município de Cachoeira, Recôncavo baiano Tato Pereira anunciou que apesar de bastante lisonjeado pelo convite, não abandonará o cargo para ocupar a vaga de titular da Sedir (Secretaria da Integração e Desenvolvimento Regional).

Rumores sobre a provável ida do prefeito de Cachoeira para compor o primeiro escalão do governo Wagner, passaram a ocupar setores da imprensa, porém na manhã desta quinta-feira (21) Tato participou de entrevista numa emissora de rádio local e declarou que vai cumprir os últimos dois anos do seu mandato.

Mídia Recôncavo 

Marcadores:

MP destrói mais de 10 mil CD’s e DVD’s pitaras em Santo Antonio de Jesus

Foto: Reginaldo Silva

Uma ação do Ministério Público do Estado destruiu nesta quinta-feira (20) mais de 10 mil CD’s e DVD’s piratas apreendidos durante o ano de 2010 em Santo Antonio de Jesus. Sob a coordenação do promotor Julimar Barreto Ferreira, as operações mobilizaram a Prefeitura Municipal e as Polícias Civil e Militar que realizaram várias diligências para conter a ação de pessoas que produziam e comercializavam as mídias piratas. O comércio, inclusive, era feito em vias públicas sem qualquer preocupação por parte dos vendedores, mesmo conscientes do ilícito.

Segundo o promotor, as ações irão continuar em 2011 na tentativa de inibir a prática que, segundo ele, prejudica artistas e gravadoras que recolhem impostos para produzir as peças originais. “A pirataria é uma atividade aparentemente inocente, mas por trás dela existe toda uma rede criminosa e que leva à falsificação de produtos essenciais e que podem trazer danos gravíssimos à toda população”, justificou o promotor Julimar Ferreira. O promotor afirmou que a concorrência desleal com os piratas fez com que lojas de CD’s e DVD’s originais foram fechadas desempregando diversas pessoas.

As mídias, após a destruição foram descartadas, já as embalagens, que são feitas de material reciclável, foram encaminhadas para o aterro sanitário de Santo Antonio de Jesus onde serão processados por uma empresa de reciclagem.

A Página do Recôncavo

Marcadores:

Pronunciamento do Presidente João Carlos marcou a reabertura dos trabalhos da Câmara de Cabaceiras do Paraguaçu


Na manhã desta quinta-feira (20) aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores do município de Cabaceiras do Paraguaçu, Recôncavo baiano a sessão de abertura dos trabalhos do Poder Legislativo para ano de 2011.

Apenas seis dos nove vereadores compareceram, sendo que cinco da bancada de situação e apenas um da oposição. Em seu pronunciamento o presidente da Casa Legislativa João Carlos destacou a ausência dos vereadores de oposição na posse da nova diretoria, bem como agradeceu a presença do vereador Juracy Henrique Santana.

João enfatizou que jamais faltou uma sessão realizada na Câmara de Vereadores, e pediu aos colegas que busquem fazer o mesmo, valorizando cada voto depositado pelo povo nas eleições passadas. “Com transparência também pretendo disponibilizar para todos os vereadores a prestação de contas de cada centavo gasto por nossa administração. Nossos colegas não precisarão ir ao TCM – Tribunal de Contas dos Municípios para ter acesso às contas da nossa Câmara.” Finalizou.

Assista o vídeo acima e confira na íntegra cada detalhe do pronunciamento de João Carlos.

Marcadores: ,

Em parceria com o Mídia Recôncavo delegado de Policia do Estado de Sergipe fortalece campanha de combate as drogas

Através do contato com o fale conosco do Mídia Recôncavo o Delegado de Policia do Estado de Sergipe Archimedes Marques, decidiu firmar parceria como o portal de informações com intenção de ajudar as famílias do Recôncavo na batalha contra o Crack.

O Mídia Recôncavo sempre abraçou a campanha do combate as drogas e tomou como surpresa o contato ilustre de Archimedes, que além de delegado de polícia também é Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Segurança Publica pela Universidade Federal de Sergipe)

Acompanhe nosso primeiro trabalho de parceria que carrega o título: Na trilha maligna do crack


Para produzir o crack, usam-se a borra da pasta base da cocaína, ou seja, o lixo da cocaína que é diluída em solventes e misturada a outros produtos químicos. O ácido sulfúrico está entre eles. Outra substância com capacidade parecida de destruição é o ácido clorídrico que, quando inalado, pode causar ferimentos graves na garganta e na boca do usuário. Também são usados bicarbonato de sódio ou amônia, a cal virgem e a gasolina ou querosene que manipulados se transformam em uma espécie de pedra meio tenra facilmente quebrável, de cor branca caramelizada e de boa combustão, para daí entrar no comércio negro do tráfico de drogas ilícitas e proibidas.

Continue lendo »

Marcadores:

Pintor morre eletrocutado em Santo Antônio de Jesus

O pintor Antonio de Barbosa Bittencourt Junior sofreu um acidente quando pintava uma igreja evangélica no centro da cidade, ele foi eletrocutado por um fio de alta tensão quando a brocha que utilizava encostou no fio da rede de energia.

O corpo de bombeiros foi acionado juntamente com a COELBA que tomaram as providências cabíveis através dos soldados Braga e Mailson e do técnico Roberto Marinho.

O outro pintor que presenciou todo o acidente disse que o trabalho efetuado no momento não havia sido encomendado pois, segundo ele o pastor da igreja em reforma não teria solicitado a pintura da parte externa do templo.

Os técnicos do Instituto Médico Legal de Santo Antonio de Jesus também compareceram ao local para realizar os primeiros exames com o corpo que teve que ser retirado da laje pelos bombeiros depois do ocorrido.

Blog do Valente / Foto: Blog Antônio Mascarenhas / Recôncavo News

Marcadores:

Policia Militar investiga motos adulteradas no Recôncavo Baiano

3885


A investigação começou depois que um cidadão com o nome de Nilson Miranda Júnior, 24 anos, foi preso em Santo Antônio de Jesus com uma moto irregular – com placa falsa e chassi adulterado -  comprada por R$1500,00 de uma empresa em Elísio Medrado - ”MA Motos” -. O rapaz contou que estava na oficina do tio desmanchando a moto modelo FAN vermelha e preta, comprada por RS1500,00, para colocar um chassis legalizado quando foi denunciado. Segundo ele, as pessoas que venderam a moto garantiram que ele não teria problemas.
A polícia militar esteve na empresa citada por Nilson e apreendeu cerca de 30 motos e as notas fiscais para perícia. Os veículos permanecem no pátio da 4ª Coorpin de SAJ. Gilberto Barreto, um dos donos do estabelecimento, negou que exista contrabando e roubo e contou que as motos, vendidas como sucatas, foram adquiridas em um leilão em São Paulo. Ele afirmou que Nilson tinha conhecimento que a moto não era de circular. Em relação ao Chassi adulterado, Gilberto explicou que “como se trata de moto de sucata não pode chassi perfeito senão circularia de novo”.  De acordo com ele, o valor das motos varia de R$500 a R$1000,00.  Adailton Barreto, também dono da empresa, informou  que a “MA Motos” tem 6 meses de funcionamento e não é registrada. Os empresários aguardam as investigações em liberdade.
A Voz das Bahia

Marcadores: ,

SEM TETO de São Francisco do Conde acampam na porta da CONDER

Com faixas, lonas, pau e panelas, cerca de 200 intrigantes do Movimento sem Teto de São Francisco do Conde, que acamparam na mana desta quinta feira (20) na porta da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia ( CONDER) no bairro de Narandiba. Eles reivindicavam construção de mais de 70 casas pelo FNHIS - Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social no distrito de Caipe. Segundo informações de representantes do movimento tem cerca de três anos que a construção das deveriam ter iniciada, mas nada foi erguida. Eles colocaram algumas famílias no alugue e outras permanecem em palafitas no local, aguardado solução esperada do órgão ate hoje. Por isso decidimos acampar com nossas famílias na porta da Conder, até que algum responsável do órgão nos receba.
Segundo os diretores Dalva Tonhá (Habitação),e Raimundo Andrade (Administrativo/Financeiro) a construção do conjunto habitacional pelo FINHIS, no qual beneficiará 70 famílias do Caípe - São Francisco do Conde está garantido e o recurso da ordem de R$ 1,7 milhão é proveniente da parceria do Governo do Estado com o Governo Federal. O projeto está em fase final de análise pela Caixa Econômica Federal, responsável pelo repasse dos recursos, e a expectativa é que após a conclusão dessa avaliação as obras sejam iniciadas.
Todos os detalhes relativos às obras, como a contratação de mão de obra da própria comunidade, e ao projeto social que prevê a capacitação das famílias para geração de emprego e renda foram discutidos em reunião que contou com a participação de lideranças do MSTSF - Movimento dos Sem Teto de São Francisco do Conde e os do órgão, além de técnicos da empresa.

Sempre na Luta

Marcadores: