Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Mais uma na cadeia: Namorada de Bruno é presa em Minas

A namorada do goleiro Bruno, Fernanda Gomes de Castro, chegou ao Departamento de Investigações por volta das 18h30, depois de ser presa em Belo Horizonte. A jovem estava algemada, e chorava muito. Ela chegou ao DI com a delegada Ana Maria dos Santos, que participou do inquérito sobre a morte de Eliza Samudio, e estava acompanhada de uma advogada. Depois ela foi encaminhada ao Instituto de Medicina Legal para exame de corpo de delito. Segundo a polícia, ela ainda vai retornar ao DI e em seguida será encaminhada ao Complexo Penitenciário Estevão Pinto. Fernanda estava no apartamento de Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, em Belo Horizonte. Ela é a única que estava em liberdade entre os nove denunciados pela Promotoria de Contagem (MG) por envolvimento no desaparecimento e morte de Eliza. Segundo o delegado Wagner Pinto, o mandado de prisão preventiva da jovem foi expedido pela juíza Marixa Fabiane Lopes, nesta quarta-feira (4). "Estávamos tentando cumprir o mandado desde ontem [quarta]. Com base em informações coletadas pela nossa investigação, conseguimos descobrir que ela estava escondida no apartamento do Macarrão." (Com informações do Globo.com/Foto:AE).

Caso Mércia: Escondido em fazenda na Bahia Mizael ganha Habeas Corpus

Mizael na chegada ao 
escritório no começo desta tarde

Segundo o Bahia Notícias, o advogado Mizael Bispo de Souza, procurado pela polícia por suposto envolvimento na morte de Mércia Nakashima, sua ex-namorada, foi contemplado pela Justiça com um habeas corpus nesta quinta-feira (5). Segundo o advogado que defende o Mizael não sabia da medida judicial e disse ter sido informado pela imprensa. Ele comemorou e garantiu que o acusado, que estaria escondido na cidade baiana de Ibotirama, aparecerá.

Vida de Eleitor X Político

Cruz das Almas: Portaria estabelece regras para a propaganda eleitoral com carros de som

A Juíza Eleitoral, Drª Daniela Pereira Garrido Pazos, representante do Tribunal Regional Eleitoral, Juízo da 142º Zona Eleitoral de Cruz das Almas, através da Portaria (Nº04/2010), estabeleceu regras para a propaganda eleitoral por meio de carros de som em Cruz das Almas. Dentre as determinações ficou resolvido que o limite máximo de emissão de sons e ruídos é de 70 dB (setenta decibéis). E O limite de horário para propaganda eleitoral por meio de carros de som é de 8 às 22 horas.  Os condutores de carros de som, também, deverão respeitar a distância mínima de 200 metros das instituições prevista nas Legislações Eleitoral e Municipal. A fiscalização contra eventuais abusos será ostensiva, e realizada pela Polícia Militar, que deverá valer o uso de aparelho de decibelimetro, além disso, qualquer eleitor, coligação, candidato ou partido político, poderá, ao constatar abuso na publicidade de qualquer candidato veiculada em carros de som, oferecer denúncia á Justiça Eleitoral, ou diretamente no Cartório Eleitoral.  Os carros de som deverão ser submetidos previamente à aferição da emissão de sons e ruídos no Comando da Polícia Militar em Cruz das Almas. Informações: André Eloy

Marcadores:

Candidato do PV acusa Lídice e Olívia de picharem muro de seu terreno sem autorização

Divulgação
Candidatas Lídice e Olívia não perdoaram o muro do verde Santos
Em email ao Política Livre, o candidato a deputado federal do PV Waldir Santos denuncia que um terreno que possui no IAPI, utilizado por ele para confeccionar e guardar placas e faixas de sua campanha, foi pichado na noite passada por apoiadores das candidata Lídice da Mata (PSB), ao Senado, e Olívia Santana (PCdoB), a deputada estadual, sem qualquer autorização. “Esta situação retrata a sanha poluidora dos candidatos em geral. Se eu aparecesse no local à noite poderia ser atingido por uma praguinha, daquelas que são constrangedoramente coladas nas roupas das pessoas”, ironiza. Informações do Política Livre.

Marcadores:

Cachoeira: Prefeito de Tato foi recenseado


Segundo informações do blog da Alzira, o prefeito do municipio de Cachoeira, Fernando Antônio da Silva Pereira foi recenseado em seu gabinete, nesta quarta-feira, pala agente censitária municipal Lorena Andrade. Em pouco mais de 20 minutos, o prefeito respondeu as perguntas propostas pelo IBGE para todos os brasileiros. Ele elogiou a agilidade na coleta das informações pelo uso do computador que permite que todos os dados sejam enviados simultaneamente para o IBGE em Salvador e Rio de Janeiro.

Para o prefeito Fernando Antônio da Silva Pereira, as informações fornecidas pelos brasileiros serão de grande importância pata a elaboração de políticas públicas. A respeito da contagem do número de habitantes de cada localidade, o prefeito disse que tem especial interesse que se confirme a estimativa de crescimento do número de habitantes do município de Cachoeira, devido a implantação do campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

"O funcionamento da UFRB trouxe novos moradores que usufruem de toda infra-estrutura disponível na cidade, com a confirmação do crescimento populacional o município terá direito ao aumento da cota do FPM(Fundo de Participaçõe dos Municípios) que permitirá novos investimentos. O prefeito fez um apelo aos moradores de Cachoeira para que recebam bem os agentes recenseadores respondendo corretamente todas as perguntas.

Marcadores:

Alegria durou pouco: BRUNO E OITO PESSOAS CONTINUAM PRESOS

Segundo informação do UOL, a juíza Marixa Fabiane, do 1º Tribunal do Júri de Contagem (Grande BH), acatou o pedido de prisão preventiva feito pelo Ministério Público de Minas Gerais contra o goleiro Bruno Souza e outras oito pessoas. Os mandados de prisão contra eles já foram expedidos, segundo a assessoria da juíza. Com a decisão, Bruno e os demais envolvidos no desaparecimento de Eliza Samudio, ex-amante do atleta, continuarão presos. Eles estavam detidos temporariamente [a data da prisão temporária expirava nesta quinta (5)]. Fernanda Castro, suposta amante do goleiro que está solta, deve ser detida a qualquer momento. Caso não seja encontrada, ela será considerada foragida da Justiça. Além de Bruno, estão detidos na penitenciária de segurança máxima Nelson Hungria, em Contagem, Luiz Henrique Romão (Macarrão, amigo do goleiro), o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos (Bola, apontado como executor do homicídio), Elenílson Vítor da Silva, caseiro do goleiro, e os amigos Flávio Caetano de Araújo e Wemerson Marques de Souza (Coxinha).

Bruno pode sair da prisão nesta quinta

Terminam nesta quinta-feira (5) as prisões temporárias do goleiro Bruno Souza e de outros três acusados do desaparecimento de Eliza Samudio. A Justiça deve decidir se vai decretar prisão preventiva, como pediram a Polícia Civil e o Ministério Público (MP), ou se vai liberar todos da penitenciária. O MP pediu a prisão preventiva de todos os que já estão presos e de Fernanda Castro, amante do goleiro que cuidou do filho de Eliza Samudio. Segundo o advogado Ércio Quaresma, Fernanda está em Belo Horizonte para aguardar a decisão judicial. Caso não haja uma definição, Bruno; a mulher dele, Dayanne; Luiz Henrique Romão, o Macarrão, e Sérgio Rosa Sales serão soltos às 23h59 desta quinta. A prisão temporária de Bola vence na sexta-feira (6). No sábado (7), expiram as prisões temporária de Elenilson Vitor da Silva, Flávio Caetano de Araújo e Wemerson Marques de Souza, o Coxinha. Informações de O Globo.

Blog da Filarmônica Cinco de Março relata história de Muritiba


O inicio da colonização , eram três as nossas Capitanias : a da Bahia , a de Ilhéus e a de Porto Seguro , que se constituíam em verdadeiros latifúndios , onde funcionavam justiça própria e arrecadação de tributos feitos pelos donatários .

Devido as naturais dificuldades e temendo um fragoroso fracasso, D. João III reduziu os raios de ação a pequenos núcleos que mesmo assim foram se desenvolvendo com lentidão, e muitas outras praticamente desapareceram , em decorrência de ataques de Íncolas , ou então, conforme sabemos , de invasores estrangeiros , notadamente holandeses e franceses .

Foi a partir da criação da Província da Bahia , tendo Salvador como sede do Governo Geral do Brasil , e como primeiro mandatário , conforme sabemos , Thomé de Souza , que a vida municipal propriamente dita começou , havendo sido solenemente instalada a cidade de Salvador no dia 13 de junho de 1749 . Foi portanto, Salvador , o primeiro município brasileiro . Naqueles tempos , existiam apenas as Vilas de Ilhéus e Porto Seguro , e diversos focos de povoamento ao longo da costa baiana .



A colonização das terras fertilíssimas e mais produtores de cana de açúcar , foi se estendendo , mais notadamente nas margens dos rios navegáveis como o Paraguaçu por exemplo , onde se situavam as terras da antiga Capitania de Antonio Dias Adorno, onde abriam estradas e onde surgiram as povoações de Cachoeira , do seu lado Ocidental , São Félix , e subindo um pouco mais , Muritiba , que nasceu sob a invocação de São Pedro Velho do Monte da Muritiba , cuja freguesia foi criada em 1705 por Sebastião Monteiro de Vide , 5º Arcebispo da Bahia e Primaz do Brasil .

Qual a origem do nome Muritiba ? É um questionamento que muitos já fizeram .

Segundo o ilustre muritibano Anfilôfio de Castro ,( no registro do seu nascimento, na grafia antiga aparece como Amphilophio Fernando de Castro ) no livro História e Estrela de Muritiba, o nome se originou por causa de existência , em abundância naquela época, de uma palmeira chamada Boritiba , redundando-se na corruptela Moritiba ou Muritiba , conforme grafamos atualmente .


Essa espécie de palmeira , acrescentamos , é encontrada desde o Pará até São Paulo , onde é chamada de buritizeiro , muriti , muruti e pissandó . Desconhecemos porque ficou praticamente extinta entre nós e realmente a tese de Anfilófio é verdadeira.

Nos conta entretanto o renomado antropólogo indianista santamarense Theodoro Sampaio , no seu precioso livro O Tupi na Geografia Nacional , que o nome Muritiba é a variação deturpada do vocábulo indígena merutyba , que traduzindo para o vernáculo quer dizer , o mosqueiro , mosca em abundância . Aliás , esta última versão é a que vingou pois quando da promulgação da Lei Municipal nº 100 de 01/07/1955 pelo então Prefeito Dr. Waldir Almeida , que criava o Brasão e Armas da Cidade, encimado ao dístico latino ASCENDIT FUNMUS AROMATUM , - subir o odor do aroma - , numa alusão ao plantio do fumo como fator preponderante da economia muritibana , temos , quatro (4) torreões num escudo azul semeado de moscas de prata , não como símbolo de sujeira , de imundície , como pode facilmente ser confundido mas , como prova requívoca da fertilidade do solo muritibano e a abundância de fruteiras , destacando-se ai a famosa , nutriente e injustiçada jaca , cujo fruto , não obstante o aspecto grosseiro , possui enorme valor protéico .


O tráfico do ouro , o comercio do açúcar – depois o círculo do tabaco - , que transformou a Cachoeira num formidável entreposto comercial , sendo, portanto , elevada à categoria de Vila nos idos de 1699.

Em 1823, no ano dos combates épicos do 2 de Julho , quando estiveram empenhados nas lutas significativo número de muritibanos , destacando-se entre esses o denodado Major José Antonio da Silva Castro , o Periquitão , pai de D. Clélia , mãe do Poeta Castro Alves , naquele ano , repetimos , a Bahia possuía apenas 31 municípios , destacando-se no Recôncavo , além da Cachoeira , Maragojipe , Santo Amaro e São Francisco .


Quando era Governador da Bahia o Dr. Antonio Muniz de Aragão , a Muritiba passou à Categoria de Vila , mediante Lei nº 1.349 de 8 de agosto de 1919 . Três anos depois , no governo do Dr. José Joaquim Seabra, coincidentemente no mesmo mês agosto , no dia 3 do ano de 1922 , através da Lei nº 1.652, a Muritiba era elevada a categoria de cidade e possuía , segundo o IBGE , 21.350 habitantes , enquanto São Félix , da qual foi emancipada , possuía 12.723 habitantes .

Marcadores: ,

TVE Bahia exibe documentário sobre o Esmola Cantada

A TVE Bahia exibe neste domingo, 08/08, às 19 horas, o programa Especial TVE - Esmola Cantada sobre o Grupo Cultural Samba de Roda Esmola Cantada. O documentário desvenda as histórias da entidade, formada em Cachoeira há mais de 50 anos no bairro da Ladeira da Cadeia a partir da devoção à Santa Cruz instalada no local, e traz entrevistas com integrantes e organizadores do grupo falando sobre sua história, transformações do bairro e da cidade, ritos da festa e a tradição da religiosidade popular. A locução do documentário é de Mateus Aleluia, cantor e compositor cachoeirense e ex-Tincões. Informações do Blog Alzira Jornalista.

Traficante de Salvador é preso em Cruz das Almas pela Polícia Militar

Foto: Paulo Galvão
                                        
Uma operação realizada na tarde desta quarta-feira (4), por policiais militares lotados na 27ª CIPM de Cruz das Almas, resultou na prisão de oito elementos responsáveis por roubos e tráfico de drogas na cidade.
Sob o comando de Tenente Sedraz, equipes do Tático Móvel e PETO (Pelotão Tático Operacional), cercaram uma residência localizada na rua Lions Club (próximo a estádio municipal), prendendo os envolvidos no interior de uma casa.
Com Renilson Silva Lima,24 anos, os policiais encontraram um revólver calibre 32, celulares, dinheiro, cocaína e uma “tablete” de crack que seria fracionado em pedaços para comercialização. Segundo a polícia Renilson estava homiziado na cidade por dois motivos: Um mandado de prisão expedida na capital baiana e o medo de ser assassinado por membros de uma facção rival. Preso em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, o traficante vinha abastecendo pontos de drogas espalhados em Cruz das Almas e região.
Everton Conceição Pereira Oliveria, 22 anos, Antônio Souza Nascimento, 31, Danilo Barbosa Puridade, 28, José Bonfim de Jesus Nascimento, 23 e um adolescente de 17 anos com iniciais D.R.S foram detidos na casa e levados para a Complexo Policial.
O Delegado de Polícia Dr. Paulo Roberto Guimarães, lavrou o flagrante e disse que as investigações não param “ mais pessoas poderão ser presas na cidade por envolvimento com o tráfico de dorgas ainda esta semana” resumiu o delegado. Por: Paulo Galvão DRT 6542 - Forte na Notícia

Marcadores: ,