Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Prefeita Romildes marca presença na XV Marcha em Brasília

A Prefeita Romildes, da cidade de Cabaceiras do Paraguaçu, esteve em Brasília, e aproveitou a XV Marcha para cobrar alguns convênios que ainda estavam sem ser liberados por lá, juntamente com o assessor jurídico da Prefeitura Marcelo Pedreira, Romildes demosntrou que, com a verdade e probidade na administração, as portas se abrem e a credibilidade é fundamental para que as pessoas tenham confiança na Gestão dos recursos do povo, disponibilizados para que a Prefeita apenas seja a Gestora e não a dona. Informações do Blog do Albano Fonseca

Marcadores:

Greve dos professores da UFRB começa na próxima segunda-feira, 21/05

Há muito tempo especulada, a greve dos professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) começa na próxima segunda-feira (21). A decisão foi tomada na manhã desta quinta-feira (17), em assembleia realizada no Auditório da Reitoria, em Cruz das Almas. A paralisação terá início apenas na segunda-feira, para que seja cumprido o prazo legal de 72 horas, a partir da assembleia, como forma de comunicar as autoridades sobre a aprovação do indicativo de greve. A qualquer momento, novas informações. Fonte: A Cachoeira.

Marcadores: ,

Ex prefeito de Santo Estevão toma posse como membro da Diretoria da Confederação Nacional dos Municípios

Foto | Sérgio Gallas (CNM)
Na manhã de ontem (17), último dia da XV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, Orlando Santiago, ex prefeito de Santo Estevão e ex presidente da UPB – União dos Prefeitos da Bahia tomou posse como membro da Diretoria da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). 
A solenidade fez parte das últimas atividades da mobilização municipalista nacional. Orlando Santiago participa da nova diretoria da CNM, como membro do Conselho Fiscal. 
A eleição da nova Diretoria da CNM, gestão 2012- 2015 ocorreu no dia 22 de março deste ano, por meio de chapa independente. Os integrantes formam a décima quinta diretoria.
O presidente Paulo Roberto Ziulkoski, ex-prefeito de Mariana Pimentel (RS), assume mais uma gestão como presidente da entidade. Correio da Cidade

Marcadores:

Atacante do Bahia fora por 40 dias

Ficou claro que o atacante Souza do Bahia foi para o sacrifício para a decisão do Campeonato Baiano 2012, vencido pelo Bahia. Hoje (18), o site oficial do clube acaba de divulga que o técnico Paulo Roberto Falcão terá um importante desfalque para o início do Campeonato Brasileiro e seqüência da Copa do Brasil. O atacante Souza sofreu um estiramento de grau 2 na coxa, lesão constatada em exame de imagem realizado na Clínica Diagnoson. Segundo Dr. Marcos Lopes, Vice Presidente Médico do Bahia, a previsão de afastamento do artilheiro é de até 40 dias. Souza sofreu esta lesão no jogo da final do campeonato baiano, contra o Vitória, em Pituaçu. O Bahia estréia no Campeonato Brasileiro da Série A, no próximo Domingo (20), jogando no Estádio de Pituaçu com o time misto do Santos envolvido completamente nos jogos da taça libertadores das Américas. Fonte- Futebol Baiano.

Marcadores:

Prefeitos e vereadores voltam a discutir partilha dos royalties na Marcha a Brasília

O Presidente da Câmara Municipal de Cruz das Almas, Max Passos (PP), e o prefeito Orlandinho, destacaram nesta terça (15), no Distrito Federal, que a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios cumpriu papel relevante na discussão dos interesses da municipalidade no contexto nacional. Para Max, o direito à reivindicação – apesar de não ter havido uma sinalização positiva por parte da presidente Dilma Roussef (PT) – foi ponto relevante do encontro. A partilha igualitária dos royalties do petróleo dominou a pauta de discussões. “Apesar da presidente Dilma Rousseff não ter dado esperanças quanto ao pleito referente à divisão igualitária dos royalties do petróleo, nossa mobilização é válida porque Cruz das Almas poderá receber em torno de R$ 2 milhões por ano em arrecadação”, disse.

Segundo Orlandinho, a esperança dos prefeitos é a votação no Congresso Nacional. “A palavra final sobre esse tema é do congresso. Portanto, não podemos desanimar. Vamos insistir e pressionar os parlamentares porque temos compromisso com a população do nosso município”, afirmou. Informações do Forte na Notícia

Marcadores:

Ação domina a telona da sala de cinema em Cruz das Almas neste final de semana

Os filmes Identidade Trocada e Dragonblade estarão em cartaz neste final de semana na Biblioteca Municipal Carmelito Barbosa Alves. O evento faz parte do Projeto Cine Biblioteca, da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer. A entrada é gratuita.

Identidade Trocada será exibido neste sábado (19/5), às 20h. O filme conta a história de Sophie, que mora em Montreal, no Canadá, e cadastra-se em um site de troca de casas. Ela decide passar umas férias em Paris e troca de residência com Bénédicte, uma completa desconhecida. Sophie não sabia que estava cometendo o maior erro de sua vida.

Um dia depois de sua chegada, ela é surpreendida pela invasão de policiais em sua “nova” e temporária casa, onde um homem decapitado foi encontrado. Acusada de ser a assassina, Sophie passa a ser confundida com a verdadeira proprietária do lugar e coloca em risco sua própria vida para provar quem é de verdade. Ascom

Marcadores:

Tribunal de Justiça libera micareta de Ubatã

Quem se desprogamou para pular atrás do trio elétrico neste final de semana na micareta de Ubatã, pode se programar novamente. O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Mário Alberto Hirs, acatou, nesta quinta-feira (17), o pedido de suspensão de liminar impetrado pela prefeitura de Ubatã, através dos advogados Dr. Milton Pedreira e Dr. Ednaldo Moura, para a realização do carnaval fora de época do município do sul baiano. Na última terça (15), o juiz titular da comarca de Ubatã, Carlos Antônio Maldonado Bertacco, cancelou a festa a pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA). O órgão alegou que a administração municipal deveria quitar todas as pendências financeiras, antes de investir cerca de R$ 700 mil com os festejos. Em sua decisão, Hirs afirmou que o Poder Judiciário “se imiscuiu em matéria diretamente vinculada ao poder discricionário da administração pública”, e feriu “de morte a autonomia dos poderes, princípio basilar no qual assenta a República Federativa do Brasil”. Ainda segundo o magistrado, a decisão anterior acarretava à municipalidade "sérios e irreparáveis" prejuízos, já que milhares de pessoas, ao tomarem conhecimento do cancelamento da micareta, deixariam de ir à cidade. "Sem falar nos próprios prejuízos suportados pela municipalidade que, reitere-se, já liquidou despesas referentes à festa em espeque e inclusive já efetuara adiantamento de contratos de atrações artísticas, salientando ainda o expressivo aumento de arrecadação tributária no período, que deixará de perceber com a concessão da indigitada liminar", disse Hirs. Informações do Bahia Notícias

Bahia é encurralado, perde em casa para o Grêmio e se complica na Copa do Brasil

Nesta quinta-feira (17), contra o Grêmio, o Bahia teve seu primeiro grande teste da temporada contra times de fora do estado. Considerando que a Portuguesa - por sua péssima fase e por ser favoritíssima ao rebaixamento no Brasileirão - não foi um adversário à altura, a equipe gaúcha, maior vencedora da Copa do Brasil, ao lado do Cruzeiro, com três títulos, seria um teste de peso. Teste no qual o Bahia foi reprovado: o Tricolor baiano até saiu na frente, com Júnior, mas sofreu gols de Fernando e Naldo, levando a virada e perdendo por 2 a 1. A derrota em casa complica e muito a vida do Bahia. Na partida de volta, no Olímpico, os baianos terão de vencer com autoridade. 1 a 0 não serve para se classificar contra o time de Porto Alegre. Apenas placares com dois gols de vantagem para o Bahia ou vitórias por 3 a 2, 4 a 3 e assim sucessivamente classificam a equipe de Falcão.
Continue lendo »

Marcadores:

Governo decide pagar salários de professores caso a categoria volte às aulas

A secretaria de Educação do Estado enviou nota à imprensa nesta quinta-feira (16), informando que o governo vai pagar os salários cortados dos professores caso a categoria volte às aulas. Confira abaixo a nota da SEC. Sempre aberto ao diálogo e com o objetivo de garantir o retorno das aulas na rede estadual de ensino, o Governo do Estado da Bahia informou ao arcebispo de Salvador, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, que assegura a continuidade do diálogo com os professores e que não efetuará a supensão do pagamento do salário do mês de maio, caso a categoria retorne, imediatamente, às atividades. A proposta prevê, ainda, o pagamento do salário cortado de abril e a criação de um calendário conjunto com a Secretaria da Educação para reposição das aulas e o cumprimento do ano letivo em sua totalidade. Hoje, em 230 municípios, as escolas da rede estadual estão funcionando normalmente. Das 1.422 escolas existentes, mais de 630 unidades estão com aulas normais para os estudantes. Metrópole

Marcadores:

Santa Terezinha está entre as cidades baiana que não vai ter São João 2012

Subiu para 26, o número de cidades baianas que cancelaram os festejos juninos em virtude da seca que atinge o estado e é considerada a pior dos últimos 47 anos. Outras 21 cidades diminuíram os dias da festa.

Um decreto publicado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA), alertou aos gestores que os gastos com os festejos juninos não podem ser maiores do que os praticados em anos anteriores, e os recursos financeiros em caixa também devem ser levados em consideração para que os festejos não prejudiquem a ação de combate a seca.

Segundo a União dos Municípios da Bahia (UPB), as cidades que decidiram até esta quinta-feira (17) não ter São João são: Remanso, Pindobaçu, Casa Nova, Tapiramutá, Filadélfia, Miguel Calmon, Nova Fátima, Mirante, Várzea Do Poço, Nova Itarana, Iramaia, Sitio do Quinto, Canudos, Muquém do São Francisco, Várzea Nova, Barrocas, Tucano, Caém, Mundo Novo, Serrolândia, Riachão do Jacuípe, Boa Vista do Tupim, Pedro Alexandre, Lagoa Real, Presidente Dutra e Santa Terezinha.
Continue lendo »

Marcadores:

Ex prefeito de Ipecaetá é condenado por improbidade administrativa


Foi condenado no último dia 15, o ex-prefeito de Ipecaetá Élcior Piágio (PT do B),que foi acusado de improbidade administrativa referente á convênio firmado com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O processo foi julgado pelo Tribunal Regional Federal. Se acordo com o site Correio da Cidade a pena aplicada ao ex-prefeito foi pagar a multa no valor de cinco vezes a mais do que a remuneração que ele recebia no período que exercia seu mandato. Além da multa, o ex-gestor também foi condenado pela Lei da Ficha Limpa, onde ficará afastado e impossibilitado de disputar qualquer cargo na política durante oito anos e pela Lei de Improbidade, o afastamento será de três anos. Segundo o advogado Geovardes Júnior, o processo foi dado entrada no ano de 2008 e só teve desfecho ontem. ‘’Essa decisão da Justiça Federal só veio nos certificar daquilo que já tínhamos conhecimento. Sou o advogado do município de Ipecaetá e entramos com essa ação há muito tempo, vale salientar que não se trata de uma questão pessoal e sim do município’’, comentou.

Marcadores: