Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Cabaceiras enfrenta grandes desafios para o desenvolvimento da Educação

Iniciada a gestão em Janeiro de 2009, foi feita uma leitura da realidade do município em termos sociais, educacionais, econômicos, políticos e culturais. Analisada a relação de poder entre os entes federados e as aspirações gerais da população, foi necessário tomadas de providências de curto, médio e longo prazos a partir dos diagnósticos encontrados, procurando alternativas para amenizar o estado desolador da rede física das Unidades Escolares e do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica fixado em 2,9), em que se encontrava a educação. A Baixa Taxa do IDEB está sendo um dos grandes desafios enfrentados por esta gestão, considerado em âmbito nacional como “Município Prioritário”.

Visando melhoria do ensino e objetivando mudanças de paradigmas nos aspectos pedagógicos, humanos e democráticos foi implantado o PROJETO PILOTO – “Experiência Pedagógica pautada em Áreas de Conhecimento”, que prioriza a leitura e a escrita como fonte sanadora da situação encontrada. Lotando professores específicos por disciplinas curriculares em observância as Diretrizes, Parâmetros Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum e Legislações pertinentes. O referido Projeto, prima pelo desenvolvimento de habilidades cognitivas, aquisição de conhecimento e desenvolvimento de potencialidades, numa visão sócio-construtivista.

O segundo grande desafio foi a situação desoladora e crítica das Unidades Escolares. Num total de vinte e seis escolas em estado de abandono. Toda rede hidráulica, elétrica e física necessitaram de reforma considerável para que iniciasse o ano letivo.

Para atender a demanda da matrícula na Modalidade Infantil foram construídas diversas salas de aula.

Ascom Cabaceiras em 17 de setembro de 2009.

Marcadores: